Sobre.
IGMI-R ABECIP - Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial.
Em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança lançou no dia 22 de novembro o IGMI-R ABECIP, o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial mais confiável do setor, pois é calculado com base nos laudos de imóveis financiados pelos bancos.
O índice nasceu de uma necessidade de indicadores de preços de ativos imobiliários no país. O IGMI-C (Índice Geral de Preços Imobiliários – Comercial), lançado em 2011, preencheu a lacuna com relação à rentabilidade de imóveis comerciais. Agora, o IGMI-R ABECIP completa este conjunto com informações sobre a evolução de preços de imóveis residenciais.
Cálculo baseado em laudos dos bancos
Conforme estudo realizado pelo professor Paulo Picchetti, do IBRE, coordenador técnico do ÍGMI-R ABECIP, as características de valorização dos imóveis variam muito. Nos Estados Unidos, país de grande dimensão territorial e elevada mobilidade da população, o índice Case-Schiller faz o cálculo através da metodologia das transações repetidas. Outros países, que têm uma realidade diferente da americana, buscam alternativas para fazer o cálculo. O IGMI-R ABECIP usa metodologias adotadas por especialistas de mercado com a finalidade de fornecer o valor mais próximo possível da realidade para a transação do imóvel.
As informações consideradas nas avaliações são mensuráveis e verificáveis, tais como localização, área do imóvel, características da vizinhança, qualidade do material utilizado no acabamento, número de aposentos etc.
Leia Mais »